Está em... Início Ranchos Folclóricos Ranchos Folclóricos Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito

quarta24 janeiro 2018

Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

O Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito foi fundado em 16 de Abril de 1961, data da sua apresentação pública ao povo da sua terra, para no mês seguinte se exibir na Feira do Ribatejo, em Santarém.

Há alguns anos, deu-se início a uma intensa ação de pesquisa e recolha etnográfica tendo em vista a representação dos usos e costumes da freguesia de Almoster, o que lhe permite, atualmente, ser considerado um digno embaixador das tradições populares do Bairro Ribatejano.

As recolhas efetuadas, em Vila Nova do Coito, proporcionaram a reconstituição de trajes domingueiros e de trabalho, onde estão representadas as principais fainas agrícolas a que outrora se dedicava esta gente, desde a lavoura, à ceifa, à vindima e à apanha da azeitona.

As danças, lentas e elegantes, e as músicas, suaves e harmoniosas, refletem de forma eloquente o carácter desta gente que nutria particular afeição pelos fadinhos, pelos bailaricos, pelas modas a dois passos e pelos verde-gaios, notando-se a circunstância bem particular nesta região ribatejana de se dançar para deleite pessoal, razão por que abundavam aqui exímios bailadores.

O Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito organiza anualmente o seu festival de folclore, é membro da Federação do Folclore Português e do Inatel.

Contactos:

Sede: Apartado 325, 2001-904 Santarém

Telemóvel: 916 779 104

Fax:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar." style="outline: none; cursor: pointer; color: rgb(75, 181, 223);">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Site:

Praça do Município
2005-245
Telf.: 243 304 200
Fax : 243 304 299
gerak@cm-santarem.pt
www.cm-santarem.pt

Autenticação

Contactar a equipa do Associativismo Cultural